segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Vai um copo de tinto quentinho?

Já deu para ver que ando numa de cultura; mais precisamente, de teatro. No ano passado, liguei pouquinho, já que fui apenas ver o Hamlet (peça de orçamento reduzido no que toca ao guarda-roupa, já que o pessoal, ainda que vestido, andou descalço* o tempo todo; isto é gente com falta de visão que poupa ao tostão para gastar ao milhão. E porquê? Porque tiveram de investir imenso em brises ambiances e coisas dessas, para que o Teatro Maria Matos não fosse confundido com uma fábrica artesanal de queijo da serra).

Ah!, parti-me a rir com alguns dos Melhores Sketches dos Monty Python; o da Última Ceia e os dos gajos muito ricos mas que foram muito pobres são, definitivamente, os melhores.

Pois na semana passada diverti-me com O Avarento. Já ontem, tratei de ir ao Chapitô assistir ao Drákula.


Bom, como facilmente se poderá perceber, eu não teço comentários por aí além das peças que vejo ou dos filmes que assisto** no cinema.
Na verdade, ou gosto, ou não gosto.
E esta está mesmo muito gira. Pela história em si, pelos 3 actores que se "desmultiplicam"*** em 30 diferentes personagens... a simplicidade do cenário multifacetado, as mímicas fabulosas (sobretudo as das viagens - carruagem, comboio e barco), as expressões faciais, os pequenos detalhes de nonsense que nos faziam rir à gargalhada, a proximidade do público que cria um ambiente íntimo... gostei muito!



E é uma boa forma de acabar a semana: em comédia... já que umas horas antes a minha vida ia dando em tragédia.

Este estuporzinho com focinho de anjo estava numa de actividades radicais; a sua sorte foi eu ter uns nervos de aço, não entrar em pânico e agarrá-la no último segundo... acho que perdi 3 anos de vida em menos de 10 segundos. Porra!


Música: a propósito de uma conversa do fabuloso jantar de sábado sobre anos 80 vs anos 90, moda retro, saias tipo balão, pala na franja e coisas destas, fui desenterrar o Zap Canal, das Três Tristes Tigres, banda feminina dos anos 90... bem medidos... corpo em câmara lenta... corações mais distraídos... e matéria mais cinzenta. Hum, terá sido o Rui Reininho a escrever estas letras?

*- Aquilo é que foi um fartote para os fetichistas de pés, caramba!

** - Será mais correcto escrever "...ou dos filmes que assistia...", já que a última vez que fui ao cinema foi em Julho do ano passado. Fui ver os Simpsons. Na verdade, deve ser por estar fartinha de filmes; é que já bastam os meus, devo andar sem pachorra para ver os dos outros!

***- Adoro dizer "desmultiplicam"!

13 comentários:

Teresa disse...

Ai valha-me Deus! Foi a varanda? Já andava outra vez em explorações? Eu não ganhei para o susto, até fiquei a tremer - é bom lembrar que Messy já caiu de um 6.º andar...

Quanto à peça... ora bolas! Agora estou com pena de não ter ido ver!

Ah! Já comprei o Bluetooh, acho que foi boa compra, que estava fartíssima daquele auricular sempre a cair-me da orelha nos momentos mais impróprios, ou a ficar com o fio preso, ou...

Anónimo disse...

Gatos e avarias:
O meu filho quando regressou do trabalho deu com a gata no pinheiro mais alto, mesmo no topo, só miava,foram lá os bombeiros e não conseguiram, dois dias passados e ela lá em cima, então pediram a um brasileiro que corta arvores e sobe como um ás, lá foi buscar a dita, e eles com um lençol apararam a gatinha que ainda é bébé,e depois de pagarem 20 euros pelo trabalho ficaram os quatro felizes,sim porque a cadela também ladrava com falta dos miminhos da mesma.Beijo da FIFI que tem medo dos gatos que me pelo.

Actriz Principal disse...

Teresa e Fifi,

Não ganhei para o susto, parecia um filme, apanhei-a quando estava quase a não aguentar mais das patas da frente, tipo filme de desenho animado!

Bom, hei-de voltar a responder decentemente...

AnAndrade disse...

A minha Mafalda Sofia (a segunda mais velha) andou desaparecida uma semana, em Outubro. A grande sacana, num quintal mesmo aqui em frente, voltou assustada mas anafada, enquanto eu ia perdendo quilos e ganhando cãs... Estupores!

Também já tive o "Zap Canal" como banda sonora do meu cantinho. E sim, em termos de letra, só se lhe assemelha o "Ana Lee", justamente dos GNR... :)

Gata Verde disse...

Já viste a peça: "As obras completas de Shakespeare em 90minutos" da companhia teatral do Chiado-Mário Viegas? É divinal...
Está em cena há 11anos.

Beijinhos e boa semana

Gata Verde disse...

Já viste a peça: "As obras completas de Shakespeare em 90minutos" da companhia teatral do Chiado-Mário Viegas? É divinal...
Está em cena há 11anos.

Beijinhos e boa semana

Marta disse...

E para além das obras completas eles agora fizeram a da Bíblia! Tens é que ter cuidado onde ficas sentada não vá eles mandarem-te para o palco fazer de ofélia ou de porco! lolol
É divinal mesmo!

VF disse...

Spider pig... spider pig... yes he climes... the spider pig...

Ou será mais

Spider cat... spider cat... yes she (almost) falls... spider cat...

Vício disse...

fizeste-me pensar em procurar o filme A vida de Brian

a tua gata está linda mas tem cuidado com o Alf...

Actriz Principal disse...

Teresa,
A história já tu a conheces bem, foi o drama que te contei. Sinceramente, fico na dúvida: será que aprendeu ou nem por isso?
Entretanto, continuo com o mesmo problema de domingo, pensei que já estivesse resolvido, mas esta manhã fui presenteada com uma surpresa... vai uma gaja não ter filhos para não se chatear e apanha com rifas destas... tenho de procurar alternativas ao banho e perceber o que se passa. Daqui a pouco vou falar com o veterinário e pedir ajuda.
Quanto à peça: tivesses vindo c'a gente! Totó...
Beijos!

Fifi,
É verdade, por vezes os gatos só nos dão problemas. Mas continuam a ser amorosos e queridérrimos!!!
Acredita, estou a passar umas bonitas com a Tininha...

Anandrade,
Se formos a explorar outras letras dos GNR, facilmente encontraremos algumas que sairam daquela cabecinha logo após ter fumado umas cenas de fazer rir. Só pode!
Atenta na letra do Bellevue, por exemplo...

Actriz Principal disse...

Gata Verde,
Já estive para ir ver o Shakespeare em 90 minutos, mas ainda não foi desta. Mas sim, está pensado!
Beijos e boa semana para ti também.

Marta,
Então eu sou ou não sou a Actriz Principal? Claro que não me importo nada de fazer de porco...

Vitor,
Essa cena do spider pig estava muito bem apanhada. Já a flying cat... sabes, acho que ela terá confundido o seu status de Catwalk Superstar com Moonwalk under the Stars ou algo do género (esta foi boa, hein?).

Vício,
Ainda ontem estive à procura do 4 yorkshiremen no youtube, que foi um dos sketches que mais gostei. Se escreveres conforme está, facilmente encontras.
E aqui: http://www.phespirit.info/montypython/four_yorkshiremen.htm
tens o guião. Enjoy! (não é da vida de Brian, mas é igualmente giro)
Mandei o Alf de volta para a sua galáxia na semana passada. É que, para largar pêlo, já basta a gata!

Diabba disse...

Informo que vou buscar a bichana!! Francamente, a por a bichinha assim em risco de vida, abrindo a janela... confessa, fizeste de proposito não foi?? hihihihihi

Hummmm... (dp digo-te)

beijos d'enxofre

Actriz Principal disse...

Diabba,
Vais mas é lá a casa na próxima semana para metermos a cumbersa em dia, isso sim, é que é preciso. O resto... cá me arranjo.
Depois dizes-me o quê?
Beijo curioso